O Curso Rumo à Semana Nacional de Ciências e Tecnologias (SNCT) é uma iniciativa do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE 17, destinado aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Salvador, como meio de promover a participação ativa dos alunos no evento, que ocorrerá entre 17 e 23 de outubro, e por se tratar de um tema importante para a atual realidade do nosso município: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”.
É fato que existe hoje, em todo o mundo, uma grande e crescente preocupação sobre as mudanças climáticas e as suas conseqüências diretas e indiretas no planeta. Dessa maneira, discutir sobre o impacto do clima para as sociedades e as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas, tornou-se um assunto de atual e de relevância global.
Para maiores informações visite o site: http://semanact.mct.gov.br/
Olá sou a profª Mª José – Zezé, formadora da Esc. Orlando Imbassahy, nessa ação da SNCT. Vamos utilizar este espaço para nos conhecemos um pouco mais. Quero começar falando que sou igual a você. Sou humana e vivo no planeta Terra, tenho sentimentos, sonhos, alegria tristeza, dor, esperança... Sou também mulher, filha, irmã, esposa, mãe, professora... Minha formação é em Pedagogia pela UFBA e Especialização em Educação e Tecnologia pela PUC-Rio. Professora da Rede Municipal de Salvador, desde 1997 atuando no Ensino Fundamental. Atualmente faço parte do corpo docente da Escola Municipal Carlos Murion e do NTE17(Núcleo de Educação e Tecnologia) no programa do PETI (Programa de Educação e Tecnologias Inteligentes).
ResponderExcluirVamos juntos ajudar a construir um futuro melhor para o nosso planeta!
eu achei otimo esse encontro de hoje aqui na escola municipal joão pedro, por que nos falamos sobre o aguecimento global e a poluição do homen.
ResponderExcluirPedro Henrigue, 5º ano E
EU GOSTI MUITO DA PROF. PAULA POR ELA E MUITO LEGAL.
ResponderExcluirVANESSA, 5º E, JOÃO PEDRO DOS SANTOS
Ola,meu nome e Stephanie Silvia de Jesus
ResponderExcluirEu gosto de ler ,Estudar,brincar , eu tenho apenas 11 anos eu moro no bairro de sao marcos meu sonho e ser piscologa
ola, meu nome e stepphanie santana , eu tenho apenas 11 anos eu gosto muito de ler estudar e brincar eu estudo na escola municipal dr orlando inbassahy meu sonho e ser secretaria beijos
ResponderExcluirolá meu nome e jamile moreno menezes eu gosto de estudar e de brincar e eu moro no bairro de São Marcos e eu moro com o meu pai.
ResponderExcluirola,meu meu nome e stephanie silvia de jesua eu tenho apenas 11 anos eu gosto muito de ler de estudar ,de brincar meu sonho e ser piscologa eu estudo na escola dr orlando inbassahy
ResponderExcluirola meu nome e Bianca Plessym Igleses estudo na escola Orlando Imbassahy,gostaria de ser nutricionista.
ResponderExcluirola, meu,nome.e.amanda.eugosto.deestuda.na.escola.orladoibassai5d
ResponderExcluirola,meu nome e rafaela eu gosto muito de canta e dança eu estudo na escola dr orlando inbassahy eu tenho 11 anos e eu estou no projeto (snct)
ResponderExcluire eu peço obrigada para a professora zeze por ter escolhido aguente
ola meu nome e amanda eu estudo na escola municipal dr orlando inbassahy eu tenho 13 anos eu gosto muito de estudar e brincar tabem de dar muita risada no meio da aula
ResponderExcluirEu Adriany Estudo Na Escola Orlando Imbassahy, como tenho uma familia Humilde tento me esfoçar para passar, e me formar, para ajudar meus pais e ser uma boa aluna e eu quero agradecer as(o) professoras(o)que me encinou,teve mt paciência comigo.
ResponderExcluirE Agradecer a professora Mônica pelo carinho que ela tem comigo e com todos os alunos..bjs
Óla meu nome e Bianca, sou da escola DR.Orlando Imbassahy,espero passar e poder me formar em nutricionismo.Agradeço e professora Mônica por ter ensinado a mim e aos meus colegas muita coisas importantes de aprendisados.
ResponderExcluir(Efeito estufa)
ResponderExcluirOque é?:ef da queieito esto estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera.
Onde?:no planeta terra.
Como?:o efeito estufa está atingindo com tsunamis,furacões,tempestades de raios e trovões e etc.
Por que?:por causa das derrubadas de florestas,queimas de combustivel fósseis,poluição ambiental e etc.
Oque fazer?:jogar lixo no lixo,faser reciclagem,não desmatar a natureza,utilizar mais energia éolica e etc.
SE VOCÊ AJUDAR A PRESERVAR O PLANETA VAI AGRADECER NÃO CUSTA NADA,PENSE NO PROXIMO PENSE NA SUA GERAÇÃO.
O EFEITO ESTUFA
ResponderExcluirEfeito estufa é o lançamento de gases poluentes
na atmosfera do planeta terra.O vem diminuindo a camada de ozônio,tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas.Ele e gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas,pois são elas que regulam a temperatura terrestre tem aumentado da mesma proporção.O efeito estufa também provoca tsunamis,furacões,tempestades e etc.
Achei legal o curso de CIENCIAS E TECNOLOGIA.
ResponderExcluirComplementa o aprendisado de muitas pessoas
Oi, gostei muito da atividade. aprendi sobre aquecimento global com a pró Ana.
ResponderExcluirIzadora e Ana Beatriz
5 ano A - escola permínio leite
oi meu nome e rafaela sou da escola dr.orlando inbassahy gostei do projeto um beijo para a pro zeze e para pro monica 5ano d
ResponderExcluirO efeito estufa é o lançamento de gases da Terra que diminui a camada de ozônio aumenta a temperatura do globo terrestre,são elas que regulam o globo terrestre elas tbm provocam tsunami,trovões e tempestades e etc..
ResponderExcluir,Nós Eu Adriany e Joseane entendemos que o Efeito estufa que é uma comada de ozônio que diminui o globo terrestre da atimosféra do planeta Terra e ele é derrubada por florestas e pela queimada e das mesmas propoçôes.
ResponderExcluirO efeito estufa é o lançameto de gases poluentes que vem destruindo a atimsfera e diminuindo a camada de ozônio.E nos ultimos tenpos vem almentando a tenperatura no planeta terra.
ResponderExcluirAluna-Caroline TURMA-PRÓ MÔNICA DO 5ºANO D VESPERTINO
ESCOLA MUNICIPAL DR.ORLANDO IMBASSAHY.
Olá meu nome Rafaela C.Cruz sou da Escola Dr.Orlando Imbassahy quamdo eu crescer quero ser médica e sou do 5º anoD da professora Mônica
ResponderExcluirexperimento efeito estufa.
ResponderExcluirnós pegamos uma caixa dois copos descartaveis com água usamos papel filme e papel aluminio,Uma lanterna para fazer essa esperiençia,Passamos dez minutos para saber o resultado entre a água que esta dentro da caixa e a que esta fora,Usamos a lanterna como o sol a caixa como o planeta terra o copo com água ,usamos como os gases que os véiculos soltam ,o papel folha foi utilizado com os gases que os véiculos soltam
Alunos stephanie santana e João pedro 5°ano D
pró MÔnica.
O efeito estufa são gases poluente que são lançados na atmosfera sou Rafaela 5º anoD Escola dr. Orlando Imbassahy
ResponderExcluirRaquel Rocha e Andriany- 5º D
ResponderExcluira professora ZEZE nos ensinou um pouco sobre o feito estufa apresentado da segunte forma ele utilizou uma caixa(que representava a terra)foru com filme e aluminio encheu um copo de água e colocou dentro da caixa, depois colocou uma lampada representando o sol.
foi muito interressante
Introdução
O efeito estufa tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como conseqüência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa.
Como é gerado
O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.
Um outro fator que está gerando o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis. A queima do óleo diesel e da gasolina nos grandes centros urbanos tem colaborado para o efeito estufa. O dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Outros gases que contribuem para este processo são: gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio. Esta camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, funciona como um isolante térmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.
Problemas futuros
Pesquisadores do meio ambiente já estão prevendo os problemas futuros que poderão atingir nosso planeta caso esta situação persista. Muitos ecossistemas poderão ser atingidos e espécies vegetais e animais poderão ser extintos. Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas. Tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade. Estas alterações climáticas poderão influenciar negativamente na produção agrícola de vários países, reduzindo a quantidade de alimentos em nosso planeta. A elevação da temperatura nos mares poderia ocasionar o desvio de curso de correntes marítimas, ocasionando a extinção de vários animais marinhos e diminuir a quantidade de peixes nos mares.
Soluções e medidas tomadas contra o efeito estufa
Preocupados com estes problemas, organismos internacionais, ONGs (Organizações Não Governamentais) e governos de diversos países já estão tomando medidas para reduzir a poluição ambiental e a emissão de gases na atmosfera. O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, prevê a redução de gases poluentes para os próximos anos. Porém, países como os Estados Unidos tem dificultado o avanço destes acordos. Os EUA alegam que a redução da emissão de gases poluentes poderia dificultar o avanço das indústrias no país.
Em dezembro de 2007, outro evento importante aconteceu na cidade de Bali. Representantes de centenas de países começaram a definir medidas para a redução da emissão de gases poluentes. São medidas que deverão ser tomadas pelos países após 2012.
Olá meu nome é verônica,eu estudo na escola Orlando Imbassahy,eu aprende nessa esperiência,o lugar que tém grama quando chove tém menos posibilidade para desaba é o luga que tém só areia tém bastante possibilidade para desabá e alaga.
ResponderExcluirsou.TERAZA da ESCOLA Dr.ORLANDO INBASSAHY da professoras
ResponderExcluirZEZé e MÔNICA hoje apredemos uma coisa muito interesante. apredemos que se,as pessoas cuidarem do meio anbiemte não vamos sofre como deslizamento, hoje fizemos um trabanho, fizemos uma maquete botamos arenha,carros,bonecos tambem apredemos que se deixa,as emcostas cem arvos pode ter deslizamento.
Meu Nome é Raquel Vitoria,estudo na escola Dr orlando Imbassahy, 5º ano D da pró Mónica. Areia Agua na vasilha Mato conhecimento
ResponderExcluirMeu nome é caroline Cruz,estudo na escola DR Orlando Inbassahy. Fisemos um esperimento sobre o deslizamento que ocorre em Salvador.Pegamos uma vasihla colocamos areia,grama
ResponderExcluirNos alunos da professora zezé apredemos sopre os dia dia sopre deslizamento das encostas,apredemos que se ajente cuida do meio ambiente
ResponderExcluirNós Alunos da ESCOLA ORLANDO YMBASSAHY nos fizemos uma esperiencia de casas em encosta colocamos uma vasilia com TERRA em um lado com pouca grama no outro lado com muita grama arrumamos os bonecos depois jogamos água e a parte que estava com pouca grama ela desabou e a outra que estava com muita grama molhou e não desabou muito. O motivo é que nós não devemos corta as arvore nos devemos planta.
ResponderExcluirNos aluno da escola orlando ymbassahy nos fizemos uma esperiéncia de casos em encosto colocamos uma vaqsilia com terra em um lados colocamos terra com grama em bonecos e casas nos pegarmos um garafa com agua e a parte que setava com agua
ResponderExcluirNa aula de Ciências e Tecnologia fizemos uma simulação do desabamento das encostas e trouxemos areia,grama,bonecos e carrinhos (de maquete).E a professora trouxe uma vasilha um filtro e duas garrafas de água.Colocamos a terra em dois lados da vasilha um lado com grama por sima e o outro só areia colocamos os carrinhos dos dois lados como se fossem casas e os bonecos do lado das ''casas''depois enchemos as garrafas com água e colocamos no filtro para simular a chuva e o lado da terra caiu mais casas e bonecos do ladeo da terra do que o da grama.Agradeço a professora Zeze pelas aulas bjs.
ResponderExcluirMeu Nome é joseane.Aprofessora zezè fez um espirimento sobre deslisamento de terra ela pedio ajuda à duas pessoa pegou uma vazilha grande botou grama,capim,bonecos carros e a agua para dizer que è a chuva.e eu Entedi que o deslizamento de terra è perigoso e porisso eu amei um esperimento.
ResponderExcluirMeu nome é Adriany e a professora Zézé fez um esperimento de deslisamento de Terra,ela pegou uma vazilha grande branca e colocou a Terra,capim e grama e uns bonecos e carros e água para fazer como se foce um deslisamento de Terra..ela pediu ajuda de duas pessoas para ajuda-la e eu entendi que o deslizamento de Terra é perigoso e por isso eu gostei do esperimento que a pró Zézé fez...mt importante.
ResponderExcluirmeu nome é deise fezemos um esperimento do deslisamento de terra ela pedio ajuda de duas pessoas para ajuda-la e eu entendi que para não causar deslizamento para a gente evitar um deslizamento é preciso salva a terra
ResponderExcluiroi meu nome e Rafaela gostei muito do esperimento que foi a semulação do deslisamento das casas e das pessoas foi muito enteresante e legal. usamos gramas, areia, aqua, filtro, bonecos e carinhos representando as casas colocamos uma parte da areia de um lado e outra parte de outro e jogamos aqua e tudo foi por aqua a baixo
ResponderExcluirMEU NOME E CLEBER E EU ESTOU ESCREVENDO COM MEU AMIGO ANDERSON TODOS NÓS ALUNOS FIZEMOS UM ESPERIMENTO DE DESLIZAMENTOS DE TERRA E GRAMA E AGUÁ E BONECO E CARROS E A ESPERIENSIA E FOI MUITO BONITO A ESPERIÊNCIA QUE A GENTE FEZ CATOLINA E FOI MUITO BONITO
ResponderExcluirmeu nome é eduarda fezemos uma esperimento do deslisamento do capim e´ da areia nós vemos a diferença do capim e da areia que a areia logo desabou e o capim ainda ficou nos fizemos com os bonecos e casas evitar deslisamento e presiso salva a terra .
ResponderExcluiroi
ResponderExcluirsou Sabrina da escola bairro da paz, minha pró é Paula, ela fez esse trabalhos na minha escola e foi muito legal
MINHS ESCOLA É JOÃO PEDRO DOS SANTOS, GOSTEI MUITO DO TRABALHO QUE A PRO PAULA FEIZ NA SALA, FOI DO EFEITO ESTUFA. TEVE CAIXA DE SAPATO, LUZ E AGUA. FOI O BICHO
ResponderExcluirParabenizo a iniciativa do projeto e aos formadores que levaram às escolas a oportunidade de participar e refletir um pouco mais sobre o grave problema que já vem atingindo o planeta Terra, e sem uma conscientização da população teremos no futuro muitas dificuldades de sobrevivência. Eu sou Bárbara, da Escola Comunitária Histarte, do 5º A e B. Como gosto de escrever cordel, aqui vai a minha mensagem para os alunos que lerem nosso blog:
ResponderExcluir1-Temos que ensinar
E aprender a lição
O planeta terra
Está em nossa mão
Se eu não cuidar
Qual será a solução?
2-Precisamos fazer alguma coisa urgente
Assim desse jeito é que não pode ficar
A cada dia a situação pode piorar
A Terra está a tremer e a chorar
O planeta vai se desmoronar e a vida vai se acabar
Se o homem não acordar e a natureza salvar
3-As ondas estão chegando a todo lugar
Os morros descem, escorregam e soterram
Homens, mulheres, crianças e toda uma cidade
Que não acredita no que está vendo à sua frente
Tudo escorrendo pela água e pela lama
Deixando todo mundo triste e descontente
4-A hora é decisiva, não tem mais escolha
O planeta revoltado já demonstra sua decisão
O homem já usou e abusou da sua condição
Agora não dá pra reclamar do que virá
Terremotos, enchentes, tsunamis, vulcões
Ao homem só resta se arrepender se lamentar e chorar.
Precisamos nos unir para salvarmos o nosso PLANETA!!!!!
Gostei muito do blog , fala sobre muita coisa enteresante meu nome é Alessandra estou no 5B tenho 11 anos estudo no Carlos Murion.
ResponderExcluirola meu nome é emilly tenho 11 anos estudo no carlos murion gostei muito sobre o que ta falando porque fala sobre o Rumo da semana Nacional de ciencias e tecnologia.
ResponderExcluiroi gente
ResponderExcluirmeu nome é Wesley, minha escola é no bairro da Paz. A pro Paula é minha pró. ela fa com agente a atividade da geleira. foi muito legal.
esse blog tá muito lindo
oi meu nome é thaís. sou monitora da escola do bairro da paz. a pró paula mostro esse blog pra gente. achei muito legal e aprendi um monte de coisa. bjo
ResponderExcluirOlá Pessoal
ResponderExcluirSou a Pró Paula, dou aula na Escola Nova do Bairro da Paz e fiz a formação e as experiências na Escola João Pedro dos Santos. Sabe? A turma do 5º ano E da Pró Patrícia é muito interessada e contribuiu muito nesse processo de formação. Me empolguei tanto com os resultados que resolvi fazê-los com minha turma,eles adoraram.
Bjinhos
Paula Matos
ola meu nome e larissa tenho 10 anos gosto muito de ciencias e minha materia favorita que a professora manda agente fazer
ResponderExcluirEu sou Esther, tenho 10 anos e gostei muito dos comentarios das outras escolas. Também achei muito importante o trabalho do aqecimento global
ResponderExcluirOi meu nome é David tenho 10 anos estudo na escola Municipal Caros Murion e eu gostei muito o que fala no blog sobre o aquecimento global.
ResponderExcluirOi meu Nome é Saionara, tenho 12 anos e estudo na escola municipal Carlos Murion. Gostei muito do blog, pois fala sobre as coisas que acontece no aquecimento global. As coisas que fala é muito interessante no mundo inteiro
ResponderExcluirMeu nome é Thaina eu tenho 10 anos de iddade ,eu moro em pituaçu ,eu gostaria de falar o que eu se sobre o efeito estufa ,o efeito estufa é quando a muito aquecimento em um local.
ResponderExcluiroi meu nome é Mikael eu estudo na escola m.Carlos Murion e eu achei intereçante o que voces fiseram parabens continuem assim que você consegue
ResponderExcluirparabens fuuiiii!!!
pró Zezé vc não vai colocar as fotos dos cabelos arrepiados?
ResponderExcluir