Boas Vindas

Seja bem vindo ao blog do curso "Rumo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia".


Fique à vontade em participar seguindo o blog ou deixando seu comentário nas postagens.

Vamos interagir?

E. Orlando Imbassahy

Rumo à Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT)

Escola Municipal Dº Orlando Imbassahy

Formadora: Maria José Silva - Zezé

Esta Unidade Escolar é uma das cinco escolas municipais de Salvador que estão envolvidas no curso - Rumo à Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT). Uma iniciativa do  Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE17), visando à participação ativa dos alunos no evento. 
A  Escola Municipal Dr. Orlando Imbassahy, inaugurada em 2004 e  localizada à Avenida São Rafael, Bairro de São Marcos no Município de Salvador. Pertence a CRE de Pirajá e funciona nos três turnos, destinando-se aos alunos de Ed. Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.  Esta escola tem algo de peculiar, pois está inserida na Reserva Florestal de Mata dos Otis. Atualmente (09/2011), tem na direção geral a profª Viviam Santana.

1º Encontro: Apresentando o curso e conhecendo a turma


 Este ano a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá de 17/10/11 à 23/10/11 no Shopping Iguatemi tem como tema -“Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco". A turma selecionada para participar mais ativamente do curso foi o 5º ano D, turno vespertino, da Profª Mônica.
Foto: turma do 5º ano D - 08/2011


















Olá Turma
Esse blog foi criado com o objetivo de socializar e divulgar todas as ações desenvolvidas no curso Rumo à Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT). Aqui constará o registro dos nossos encontros e com certeza você fará parte desse blog.
Começaremos usando esse espaço para nos conhecer um pouco mais. Para isso, usaremos o campo destinado aos comentários na página principal,  para registrar o nosso perfil


Já fiz o meu!!! Falta você!!!


Vá para página principal e clique em comentário.
Depois é só postar!!!


2º Encontro: Mudança de Clima, Mudança de Vida

 Olá turma 

Neste nosso segundo encontro iremos refletir sobre o tema - Mudança de Clima, Mudanda de Vida.  Os links abaixo são de vídeos e textos que nos ajudarão a compreender melhor o que está acontecendo com o nosso planeta Terra.

Vídeos e textos
Firme e forte  -  música
    Sites - texto 1 - texto 2  texto 3
Alunos assistindo os vídeos 

   Alunos interagindo no blog

Registrando o que entendeu.
Utilize o campo para comentário na página principal e deixe seu registro.

O que está acontecendo em nosso planeta Terra?
O que é efeito estufa?  
  


3º Encontro: Medidas preventivas

  Oi turma 

No encontro anterior, refletimos sobre as causas e consequências do efeito estufa em nosso planeta. Vimos que o ser humano é o principal responsável pelo o aumento desse fenômeno natural e por isso, neste terceiro encontro teremos como temática - Medidas Preventivas.  Os links abaixo nos ajudarão a pensar no que poderemos fazer para ajudar o nosso planeta Terra, pois  aqui, é a "nossa casa" e precisamos cuidar dela.


Mapa Conceitual produzido pela profª Maria José através do programa Cmap

 Casarões – Ba
 Sites - texto 1  texto 2  texto 3
Alunos postando comentario no blog

Caro aluno, este espaço é seu, use-o!!!
Deixando seu comentário vc estará contribuindo para salvar o nosso planeta. Faça a sua parte!!!!
 
O que vc pode fazer para amenizar as consequências do aumento do efeito estufa?





4º Encontro: Experimento prático - Efeito Estufa 

Olá turma 

Para melhor entendermos como acontece o fenômeno estufa, faremos uma experiência prática simulando uma estufa.

Mas o que é uma estufa?

Você sabe o que é uma estufa?

Estufa é um compartimento fechado, abafado e muito quente. Ou seja, uma área fechada por paredes, geralmente de vidro ou plástico, onde os raios solares entram, mas não consegue sair, deixando o ar dentro muito quente. É isso que está acontecendo com o nosso planeta Terra.

O AQUECIMENTO GLOBAL!
Vamos falar de um assunto
De maneira especial
Em relação ao planeta
É o aquecimento global
Antes que o efeito estufa
Traga-nos um cruel final
...
Existem muitos insanos
Que nunca agem em defesa
Só devasta a nossa flora
E mesmo tendo certeza
Que a cada árvore que cai
Morre um pouco a natureza
...
Vamos entrar em ação
Para encontrar as maneiras
De resolver os problemas
Que avançam além fronteiras
Pois as calotas polares
Estão derretendo as geleiras
(Carlos Aires)

 Registro da experiência
Material utilizado no experimento

Nós fizemos uma experiência sobre o efeito estufa e utilizamos os seguintes materiais: uma caixa pequena, papel alumínio, dois copos com água e papel filme. E fizermos o experimento da seguinte maneira: pegamos um copo com água e colocamos dentro da caixa coberta com papel alumínio e papel filme e colocamos a lâmpada em cima e depois comparamos a temperatura da água.
Grupo 1
Alunos forrando a caixa com o papel filme
A professora Zezé ensinou a gente o que é efeito estufa. Ela pegou uma caixa, representado a Terra e forrou com papel alumínio e papel filme, encheu um copo com água e botou dentro da caixa. Depois pegou a lâmpada, representando o sol.
Grupo 2

Profª Mônica ajudando a turma
Nós pegamos uma caixa, dois copos descartáveis com água, usamos papel filme e papel alumínio para fazer essa experiência. Esperamos 10 minutos para saber o resultado entre a água que estava dentro da caixa e a que estava fora. Usamos a lanterna como sol, a caixa como o planeta Terra, o papel filme foi utilizado como os gases que os veículos soltam.
 Grupo 3
Alunos conferindo o resultado do experimento
A professora Zezé nos ensinou um pouco sobre o feito estufa apresentado da seguinte forma ele utilizou uma caixa (que representava a terra) forrou com filme e alumínio encheu um copo de água e colocou dentro da caixa, depois colocou uma lâmpada representando o sol. Foi muito interessante.
Grupo 4

  


5º Encontro: Experimento prático - Deslizamento de terra

Oi turma
Esse é o nosso quinto e último encontro. Iremos realizar mais um experimento prático. Construiremos uma maquete para observarmos como acontece o deslizamento de encostas e morros, tão comum em nossa cidade, especialmente na época de chuvas.
 Os deslizamentos em encostas e morros urbanos vêm ocorrendo com uma freqüência alarmante nestes últimos anos, devido ao crescimento desordenado das cidades, com a ocupação de novas áreas de risco.


Registro do Experimento e relato

Alunos colocando a terra
Nós Alunos da Escola Orlando Imbassahy fizemos uma experiência de casas em encosta. Colocamos uma vasilha com TERRA em um lado com pouca grama e no outro lado com muita grama. Arrumamos os bonecos, depois jogamos água e a parte que estava com pouca grama ela desabou e a outra que estava com muita grama molhou e não desabou muito. O motivo é que nós não devemos corta as arvore nos devemos plantar.


Alunos montando o experimento
 
Sou Tereza da Escola Municipal Dr. Orlando Imbassahy das professoras Zezé e Mônica, hoje aprendemos uma coisa muito interessante.  Aprendemos que se as pessoas cuidarem do meio ambiente não vamos sofrer com deslizamento. Hoje fizemos um trabalho, fizemos uma maquete, botamos areia, carros, bonecos. Também, aprendemos que se deixar as encostas sem árvores pode ter deslizamento.

Alunos arrumando a maquete

Olá meu nome é Verônica, eu estudo na escola Orlando Imbassahy, eu aprendi nessa experiência que o lugar que tem grama, quando chove tem menos possibilidade para desabar. O lugar que tem só areia, tem bastante possibilidade para desabar e alagar.
Alunos simulando a chuva
Meu nome é Joseane, a professora Zezé fez um experimento sobre deslizamento de terra. Ela pediu ajuda à duas pessoas. Pegou uma vasilha grande, botou grama, capim, bonecos carros e a água para dizer que era a chuva.  Entendi que o deslizamento de terra é perigoso e por isso, eu amei o experimento.

Alunos observando o resultado do experimento
Na aula de Ciências e Tecnologia fizemos uma simulação do desabamento das encostas e trouxemos areia, grama, bonecos e carrinhos (de maquete). A professora trouxe uma vasilha, um filtro e duas garrafas de água. Colocamos a terra em dois lados da vasilha, um lado com grama por cima e o outro só areia. Colocamos os carrinhos dos dois lados como se fossem casas e os bonecos do lado das ''casas'', depois enchemos as garrafas com água e colocamos no filtro para simular a chuva. O lado da terra, caiu mais casas e bonecos do que do lado da grama.  Agradeço a professora Zezé pelas aulas.

Bianca  bjs
O que posso fazer para evitar um deslizamento?  


 
  • Evitar destruição da vegetação nas encostas.
  • Consertar vazamentos o mais rápido possível e não deixar a água escorrendo pelo chão.
  • Colocar o lixo no horário certo da coleta.
  • Não amontoe sujeira e lixo em lugares inclinados porque eles entopem a saída de água e desestabilizam os terrenos provocando deslizamentos.
  • Em morros e encostas, não plante bananeiras e outras plantas de raízes curtas, porque as raízes dessas árvores não fixam o solo e aumentam os riscos de deslizamentos.
  • Perto das casas, podem-se plantar pequenas árvores, plantas medicinais e de jardim, para que a terra não seja carregada pela água da chuva. A vegetação irá proteger as encostas.
  • Em morros e encostas não plante mamão, fruta-pão, jambo, coco, banana, jaca e árvores grandes, pois acumulam água no solo e provocam quedas de barreiras.

     O que fazer quando ocorrer um deslizamento?
    Deslizamento de Terra > Rua_dos_Oratorianos_-_Pau_da_Lima_-_Abril_de_2009.jpg
    • Se você observar um princípio de deslizamento, avise imediatamente a Defesa Civil do seu Município e o Corpo de Bombeiros.
    • Afaste-se e colabore para que curiosos mantenham-se afastados do local do deslizamento, pois poderá haver novos deslizamentos.
    
     

    Produção de cartazes pelos alunos 





    Veja as fotos da visita dos alunos aos stands da SNCT 2011 no Shopping Iguatemi no dia 19/10.

    Outras fotos do projeto!!!

     
     Álbum 1 - SNCT 2011 Esc. Imbassahy
     Álbum 2 - SNCT 2011 exp. estufa
     Álbum 3 - SNCT 2011 exp. deslizamento



    Utilize o campo do comentário na página principal e deixe o seu recado!!!

    Obrigada a todos que contribuiram para realização deste trabalho,
    expecialmente aos alunos do 5º ano D e a profª da turma - Mônica.

    Formadora: Maria José (Zezé)