Boas Vindas

Seja bem vindo ao blog do curso "Rumo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia".


Fique à vontade em participar seguindo o blog ou deixando seu comentário nas postagens.

Vamos interagir?

E. Permínio Leite

 Rumo à Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT)

Formadora: Ana Elisa Drummond




1º Encontro: Apresentando o curso e conhecendo a turma

A Escola Municipal Permínio Leite funciona nos 3 turnos e atende Ed. Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Ela faz parte da CRE Centro e está localizada no Largo Dois de Julho. Atualmente quem está na direção escolar é a Profª Adna.




Esta Unidade Escolar é uma das 5 escolas municipais de Salvador que estão envolvidas no curso - Rumo à Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT). Uma iniciativa do  Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE17), visando a participação ativa dos alunos no evento.



Este ano a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá de 14/10/11 à 20/10/11 no Centro de Convenções e tem como tema -“Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco". A turma selecionada para participar mais ativamente do curso foi o 5º ano A, turno matutino, da Profª Dilma.





Esse blog foi criado com o objetivo de socializar e divulgar todas as ações desenvolvidas no curso Rumo à Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT). Aqui constará o registro dos nossos encontros e com certeza você fará parte desse blog.
Assim, para deixar esse espaço mais dinâmico e interativo, apresente o blog para seus colegas e sua comunidade e convide-os para conhecer sobre a temática e suas produções. A visita ao blog, a participação na enquete, a postagem de comentários e a opção de seguir o blog são ações que irão garantir o sucesso do curso.
Vamos interagir???!!!!



2º Encontro: Discutindo sobre Aquecimento Global


Para a discussão da temática foi apresentado dois vídeos que tratavam sobre o conceito, as causas e as conseqüências do aquecimento global e do efeito estufa no mundo, no Brasil e em Salvador.
Durante a atividade os alunos discutiram sobre:

Definição: aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra.






Causas: Poluição atmosférica; desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo.





Conseqüências: Aumento do nível dos oceanos com o derretimento de gelo nas calotas polares; crescimento e surgimento de desertos; aumento de furacões, tufões e ciclones.






 Depois da discussão os alunos se reuniram em grupo para produzir um texto sobre a temática.








3º Encontro: Discutindo sobre medidas preventivas


CODESAL

Para a discussão da temática foi apresentado dois vídeos que tratavam sobre as medidas preventivas para os casos de desabamento de casarões antigos e de deslizamento de terra das encostas, exemplos de situações reais na cidade de Salvador.

Durante a atividade os alunos discutiram sobre algumas ações que podem ser feitas para evitar essas ocorrências, tais como:


Evitar jogar lixo nas ruas


Escoramento de casarões antigos



Utilização de lona nos locais de deslizamento de terra de encosta


Realização de obra para construção de muro de contenção


Evitar construir casas em locais de risco


Depois da discussão os alunos utilizaram a internet para ampliar os conhecimentos sobre a temática e visitaram o blog do curso.







4º Encontro: Atividade prática – realização de experimento

O experimento realizado pela turma foi “Simulador do Efeito Estufa”.

Entendendo o efeito estufa
O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço.
O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que destabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenômeno conhecido como aquecimento global.

O experimento
Material: Dois copos com água; Papel alumínio; Papel filme; Caixa de sapato; Tesoura; Lanterna



Execução:

1º) Forre a parte interna da caixa com papel alumínio.



2º) Coloque um dos copos com água dentro da caixa.


3º) Forre a superfície da caixa, tampando-a com filme plástico.



4º) Coloque o outro copo e a caixa sob a luz de uma lanterna (pode ser lâmpada ou a luz do sol) por dez minutos.



5º) Após dez minutos abra a caixa e sinta com o dedo qual dos dois copos a temperatura da água teve um leve aumento.


Após a realização do experimento, os alunos foram convidados para registrarem suas impressões sobre a atividade.
Depoimento dos alunos

 “O grupo fez uma experiência mt legal. A gente usou uma caixa de sapato como a Terra, usamos papel filme e papel alumínio e usamos luz e água. Ficou mt legal, eu gostei bastante, foi mt bom. A água ficou quente, é como se acontecesse na Terra. Foi demais.
Izadora – 5º ano A – Esc. Permínio Leite

“Nós fizemos o sistema solar usando caixa de sapato, água, luz, papel filme e alumínio. A água era os oceanos e a luz o sol. O calor na Terra se desenvolvia na camada de ozônio, acontecendo mt calor. Assim muitos animais morrem e o planeta pára de respirar.”
Ana Beatriz – 5º ano A – Esc. Permínio Leite

“O grupo fez um experimento sobre aquecimento global. A caixa de sapatos representava a Terra, o papel filme e o papel laminado serviram para aquecer a água que botamos dentro da caixa que representava os mares. No fim da aula ia ver a diferença entre a água de dentro da caixa e de fora.”
Luana – 5º ano A – Esc. Permínio Leite

“O grupo fez um experimento mt importante sobre aquecimento global, porque a gente ta poluindo o meio ambiente. A gente tem que preservar.”
Caio – 5º ano A – Esc. Permínio Leite

“Eu gostei mt do trabalho. A luz representa o sol, a caixa representa a Terra, o copo com água o oceano e a luz era o sol, que podia esquentar a água do oceano e a Terra ficar seca e as pessoas ficarem com mt calor.
Ludmila – 5º ano A – Esc. Permínio Leite




5º encontro: Apresentação de maquetes

MAQUETE: Desmatamento da Região Norte (Floresta Amazônica)

Entendendo o desmatamento
Desmatamento é o processo de desaparecimento das florestas causada principalmente pelo homem, que derruba e queima as árvores para ter terras para os cultivos agrícolas, para venda de madeira e para construção de insdustrias e cidades.
Uma consequência do desmatamento é o desaparecimento dos gases bons na Terra prejudicando o meio ambiente e agravando o problema do aquecimento global.

As maquetes
Na atividade os alunos fizeram duas maquetes que representam a Região Norte do Brasil, onde fica localizada a Floresta Amazônica, antes e depois do desmatamento.
Numa maquete está a região e a floresta toda cheia de árvores e com diversos tipos de plantas e animais. Nessa época o homem ainda preservava a natureza.



A outra maquete mostra a situação atual da região e da floresta, toda desmatada, com árvores derrubadas, queimadas e poluição. Tudo isso causado pelo homem.